26 abril 2010

*É HORA DE MAMAR*

10jan10

Quando lembro das primeiras mamadas deles e comparo com o que mamam hoje percebo o quanto meus bebês estão evoluindo rápido.
Nos tempos do hospital eram 10ml pela sondinha, pois mamadeira seria um esforço muito grande para eles. Lembro minha felicidade quando o Matheus pode mamar 3ml. Foi a partir daí que começou a aceitar o leite. Cada dia era uma conquista nova: aumentou para 5ml, para 10ml, 15ml...
E quando puderam mamar no peito. Que alegria!!! Apesar de não ter leite suficiente para sustentá-los, amei os poucos dias que amamentei. Eu ficava de olho no relógio para não ficarem muito tempo, pois podiam perder peso e com isso adiar a alta.
O Matheus custou para aprender a sugar. E como era preguiçoso no hospital! As enfermeiras davam a mamadeira para ele, iam para os outros bebês e depois voltavam nele. Tinha que ser no tempo dele. Eu morria de medo de adiarem a alta por ele não conseguir mamar direito. E foi incrível, no dia que ele fez o exame que definiria a alta dele ou não, ele mamou super bem e pegou até o peito. Acho que era desespero para vir para casa.
A Larissa e a Luana tiveram alta com a recomendação de 30ml em cada mamada, já para o Matheus a prescrição era de 50ml. Esses valores aumentaram muito e rapidamente! A cada dia percebemos a necessidade de aumentar mais e mais o leitinho, e com isso eles crescem cada dia mais fortes e lindos!!! Já estão com 120ml.
O Matheus continua preguiçoso! Agora suga melhor, a língua só passeia pelo céu da boca de vez em quando, mas continua sendo no tempo dele.
A Luana quando não quer mais não tem jeito, trava a boca.
Já a Larissa raramente não toma tudo. Ela mama e as vezes pede mais! Aí vamos preparar mais 30ml para ela.

Com três bebês tem que ser tudo mais prático. Eu amo pegá-los no colo para dar o "tetê", pois já que não amamento é um momento que encontro para individualizar o carinho, trocar olhares, sentir o cheirinho... Mas nem sempre isso é possível, as vezes temos que colocá-los encostados em almofadões, apoiar as mamadeiras e eles se viram nos trinta!


Matheus, Larissa e Luana

Nenhum comentário:

Postar um comentário