22 junho 2011

Ex... o quê?

Último dia de aula na escola! Dia de festa, bagunça com direito a comilanças de tudo o que é  proibido aqui em casa.
Desde a segunda semana de aula tive que me convencer que não teria mais tanto controle sobre algumas coisas que comem, pois sempre acabam "compartilhando" o lanche de alguns amigos. Hoje aceito que comam os bolinhos Ana Maria e Bebezinhos recheados, pão com requeijão e até liberei danoninho uma vez por semana. E almoçando fora já provaram pizza e batata frita (com muita moderação).
Mas eis qie estou eu com meus alunos e a diretora comenta "Que graça seus filhos comendo cachorro-quente". Cachorro-quente! Eles nunca comeram salsicha antes. Acho salsicha forte demais, principalmente para criança. Resolvi me conformar, é assim mesmo, estão ampliando suas vidas sociais.
Chegamos em casa no fim do dia regado de c.q. e bolo de cenura. Olho no rostinho da Lu e uma manchinha em baixo do olho. Comentei com o Conas, pensei ter batido algum brinquedo. Pouci depois ela sentou no meu colo e brincando de se jogar, reparo umas manchinhas no pescoço. Tiramos a roupa e toda a barriga e as costas tomadas das tais manchinhas. Voei para o hospital, pois já pensei "foi a tal salsicha, deu uma reação alérgica na menina", e após ser examinada, vem mais uma para somar ao meu vocabulário médico: exantema súbito. Nada que se preocupar, de três a 5 dias para as manchinhas sumir; e não adianta isolar dos irmãos, se tivessem que pegar já teriam pego.

Exantema súbito. Igualmente conhecida como sexta doença ou roséola infantil, esta patologia, provocada por um vírus do grupo herpes, afecta essencialmente os bebés entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Após um período de incubação de uma ou duas semanas, manifesta-se através do aparecimento de febre elevada (39°C a 40°C), dor de garganta, aumento do volume dos gânglios cervicais e, por vezes, igualmente através de vómitos e diarreia. Ao fim de quatro ou cinco dias, e coincidindo com a descida da temperatura, evidencia-se a erupção de pequenas manchas cor de rosa no tronco e no pescoço que se podem estender aos membros e, raramente, ao rosto. À semelhança das restantes manifestações, a erupção desaparece ao fim de um ou dois dias.



Ai, ai... mãe leva cada susto!

3 comentários:

  1. Gisele, acompanho vários blog de quadrigêmeos e o seu só conheci ontem, mas sua história foi tão interessante que fiquei até meia noite lendo tudo e conhecendo sua rotina e das crianças. Sou professora, solteira e sonho em ter uma família com 3 filhos. Sempre fui apaixonada por criança, cuidei de todos os sobrinhos, mas por diversas razoes cheguei aos trinta anos sem nenhum. Por isso gosto de ler sobre educação e cuidados com crianças. E vc tao jovem com uma familia linda e feliz na profissão. E outra coisa, como cuidar de trigemeos sem baba e ainda trabalhar fora. Isso mostra vc como uma grande mãe. Parabens a vc e toda sua familia.
    Oziene Gonçalves
    Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  2. hahaha aqui o Daniel teve...tbm achei tudo muito extranho mesmo depois de ter ido a pediatra, na volta fui logo pesquisar no "A vida do bb" e a pediatra estava certíssima.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Tem selinho para ti no meu blog!!!
    Bjs,
    Mari
    www.mmmais3.blogspot.com

    ResponderExcluir