11 janeiro 2011

*Deus, cadê o próximo chip?*

Lembro quando a Anita (filha da minha super amiga Minéa) era bebezinha e começou com as papinhas. Lembro que, apesar de saber cozinhar e até fazer coisas gostosinhas, eu não sabia fazer sopa e falei para a Mi: "Como eu vou ser mãe se não sei nem fazer sopa?". Ela disse para eu ficar tranquila que era muito fácil e ela me ensinaria. Passou um tempinho e vejo a Anita comendo arroz, feijão e carninha moída. Não entrava na minha cabeça aquela bebê tão pequenininha, com poucos dentinhos comendo comida de gente grande.

Foi então que me vi grávida e esse tipo de preocupação não povoava mais meus pensamentos. Depois chegou o trio! E tudo sempre transcorreu normalmente. Claro que tropecei, errei... sei lá! Sei é que sempre deixei o barco navegar enquanto eu observava atenta e procurava remar no seu ritmo. Acho que deu certo. Costumo brincar que Deus instalou um chip no momento em que os três nasceram. Será esse o chamado instinto materno? Fato é que tudo deu muito certo nesse primeiro ano de vida do trio e não me arrependo de muita coisa. Os três são, além de lindos, muito sudáveis, espertos e bonzinhos, mas são crianças de 1 aninho. Três crianças de 1 aninho que estão com as asinhas crescendo. E estão ficando cheios de vontades, aprendendo manhas e disputando cada vez mais atenção, os brinquedos, as chupetas... Vira e mexe tem cabelo sendo puxao, dedo entrando em olho alheio, tapões na cabeça, empurrões... As coisas estão mudando e muitas vezes não sei o que fazer. Intervir quando disputam um brinquedo ou deixá-los resolver sozinhos? Falar mil vezes que não pode tirar os DVDs do lugar (ou puxar nossos óculos, ou mexer no videogame) ou tirá-los de lá, tirar as coisas do lugar? Quando têm crise de birra e nervoso (com direito a se jogar no chão, abaixar a cabeça resmungando, jogar tudo o que encontra pela frente, tentar morder os irmãos, o portão, a parede e tudo o mais que o incomodar)? Não sei! Sei é que começou agora o momento de cuidar de perto da educação deles. Mas sinto que me falta conhecimento teórico sobre essa fase do desenvolvimento para saber o que eles já dão conta de entender, para saber como agir.
Pois é, Deus mandou um chip completo, mas não os outros!!! Porém como Ele nunca fecha uma porta sem nos abrir mil janelas... estou procurando outros caminhos. Já li mil artigos sobre birras infantis, fiz pesquisas na internet, mas como quero me apropriar verdadeiramente deste conhecimento, fui em busca de fontes mais seguras: Piaget! Ou melhor, achei que seria importante reler Piaget e saber mais sobre juízo moral e os estágios do desenvolvimento. Sendo assim fui bem cara de pau e mandei uma mensagem para o prof. dr. Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e especialista em Piaget, de quem tive o imenso prazer em ser aluna na especialização. E não é que ele me respondeu prontamente! Senti-me lisonjeada rsrsrs. Ele me indicou uma tese que está orientando (assim que passar pela banca, me enviará) e me enviará dois textos de sua autoria que me ajudarão nesta busca momentanea.
Sei que filho não tem manual de instruções, e não tem um único jeito correto de educá-los, mas acredito que entendo o saber deles posso agir de maneira mais significativa.

Enquanto os textos não chegam, estou dando floral para o trio. O bem da verdade (e sempre digo isso ao Conas), é que estamos muito mal acostumados. Os três dormem a noite toda desde os 3 meses, então quando acordam de madrugada saímos do nosso eixo, mas não temos do que reclamar, show de madrugada só foram dois: na madrugada de 30 de dezembro e um semana passada. Eles brigam, mas também se beijam e se abraçam. Eles são guerreiros e nos acompanham em todos os lugares que vamos e só dão escandalo se bate o sono. Eles topam tudo, amam rua, mas também adoram o cantinho deles com os brinquedos deles.

Mas não custa nada um floralzinho para os 5 tentarem buscar a paz!

9 comentários:

  1. UAU, NÃO DEVE SER FÁCIL NEH!? EU ME COLOCO AS VEZES PENSANDO E JA FALEI ISSO MIL VEZES PARA A RÊ,(NÃO CONSIGO PEGAR BB NO COLO COMO VOU SER MÃE,RS) É UM POUCO DE EXAGERO,MAS ACHO QUE AÍ ESTÁ UM MEDINHO DE TUDO ISSO QUE ENGLOBA SER MÃE... MAS TENHO CERTEZA QUE VC VAI CONSEGUI COM GLÓRIA,AFINAL SEU CHIP DEVE ESTAR À CAMINHO, OU TALVEZ ESSE SEGUNDO VENHA EM DOSES HOMEOPÁTICAS, ASSIM COMO O FLORAL,RS
    E EU POR ENQUANTO VOU ANOTANDO AS DICAS DE VCS E ADORANDO LER O CRESCIMENTO DOS PEQUENOS, AINDA ACHO QUE SOU FILHA DEMAIS PARA SER MÃE!MAS MINHA HORA VAI CHEGAR!!!!
    BJINHOS CI

    ResponderExcluir
  2. Gi, tbm sou a favor de manter tudo na santa paz !! Seus filhos estão cada dia mais lindos! bjbj

    ResponderExcluir
  3. É isso querida! Aos poucos vamos descobrindo a melhor forma de lidar com eles, mesmo buscando a teoria do tipo Piaget.
    Também sempre bate em mim a dúvida, pois os meus acabaram de completar o primeiro aninho e nada diferente de como é com vocês, só a quantidade de bebês...rsrsrs
    O mais importante é tentarmos fazer da melhor forma, nem que para isso haja um ou outro tropeço, que também fazem parte. Beijos, boa sorte e, se possível, compartilha conosco o que achares de mais relevante na tese que vais receber, pode ser?
    Bjao.

    ResponderExcluir
  4. Trigêmeos que dormem a noite toda desde os 3 meses??? Isso sim dá uma tese!! Os meus 2 têm 10 meses e acordam pelo menos uma vez para mamar...

    Enfim... Gi, isso deve ser uma fase, vai passar amiga. Acho legal ires atrás de conhecimento, mas o principal tu já tens, amor!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha amei o Piaget e o floral!!! hahaha 2 idéias sensacionais que ainda não tinha pensado...hahaha
    Mas olha, o chip referente ao próximo ano do seu trio já foi inserido de novo...pode ter certeza. É que no início a gente não percebe por causa das inúmeras novidades, mas depois as coisas fluem. Essa fase é meio pauleira sim. Aqui eu optei por falar mil vezes por dia que não pode mexer alí ou acolá, achei melhor assim...quanto as birras (Samuel e Sara fazem muito) eu faço levantar, falo grosso e de cara beeeeem feia. Dizem que o segredo é não deixar render. No fundo vejo que não existe muita regra. Vai de criança pra criança, não tem jeito.
    Mas depois eu aceito uma cópia por e-mail da tese e dos textos (se for possível, lógico) tá bom?
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  6. OI Gi!!! viu só não disse que quando 1 aninho do trio chegasse te daria esse presente!!! rsrsrsr Pois é prima tb estou passando por isso e o consolo é que tudo tende a piorar, pois vão aprendendo mais e mais, Tb Relí muitas coisas de Piaget Tb tive na Facul psicologia Infantil mas como tudo na prática é muito mais dificíl, mas Tb converse com a pediatra deles ela lhe ajudará muito, foi assim que eu fiz e esta resolvendo, bater não adianta, então gastigos no quarto estão resolvendo me dá uma dor no coração mas resolve, choro muitop em ver ela chorando no seu quarto são 2 minutos eternos, mas vale a pena futuramente!!!!! e adorei a idéia do floral qual vcsssss usam!!!!! acho que vou adotar esse método tb!!!
    Bjs e muito floral e paciência Para vc e o Conas

    ResponderExcluir
  7. Oi Gisele, Deus realmente troca o chip. Pois eu era uma verdadeira dorminhoca antes de ter filhos e assim que eles nasceram aquela preguiça louca de não levantar passou. Impressionante! Com certeza vc vai entrar nos eixos com essa turminha aí. Já pensou em escolinha? Ouvi dizer que é mt bom a partir da idade deles.

    bjin

    http://osgemeosdaju.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. HAHAHAHHAHAHAHAAHAHAHHAHAHAHA...Ai Giselle, você é demais! Sou sua fã.

    ResponderExcluir
  9. Giselle,

    Piaget... floral... tudo isso é muito bom, conhecimento sempre ajuda! Mas quer saber?

    Antes destas alternativas, escolho SER MÃE, assim, simples e instintivamente. De tudo o que foi falado acima, fico com o comentário da Carol Passuello "o principal tu já tens, amor!!!"

    Com minha pouca experiência aprendi que ser mãe vem de dentro. Informação, conhecimento, tudo isso é muito importante, acrescenta e favorece o bom desenvolvimento dos filhos, mas SER MÃE, a gente na nasce sabendo, basta acreditar... e amar!

    E você, minha amiga, tem se mostrado uma mãe e tanto! Palavra de psicóloga doutora! rs

    Bjinhossss

    chris e mosqueteiros
    http://tresmosqueteiros.wordpress.com

    ResponderExcluir